Agriculturas familiares : vitimas e atores incontornáveis na luta contra as mudanças climáticas

Auteur(s) : sous la direction de Frédéric Apollin

Année : 2009

Agriculturas familiares : vitimas e atores incontornáveis na luta contra as mudanças climáticas

Agriculturas familiares : vitimas e atores incontornáveis na luta contra as mudanças climáticas
Texto de referencia (Versão portuguesa)

A luta contra a mudança climática passa então, necessariamente, pelo reconhecimento  dos Estados e das organizações internacionais, da grande vulnerabilidade das populações de pequenos agricultores do Sul neste fenômeno multiforme. Mas este reconhecimento não basta: trata-se também de levar em conta (a). a capacidade deles de se tornarem verdadeiros atores na luta contra a mudança climática, tanto para se adaptar às suas conseqüências quanto para contribuir na limitação do aquecimento e (b). o papel fundamental deles nos territórios rurais (produção alimentar, gestão sustentável dos recursos,…).


Ainda é preciso que este reconhecimento seja acompanhado de políticas de desenvolvimento a favor das agriculturas familiares, de financiamentos e de serviços de apoio adaptados. Os pequenos agricultores deveriam receber também benefícios de seu trabalho neste aspecto

  • preços remuneradores para produtos garantindo, ao mesmo tempo, uma utilização limitada de adubos químicos e de pesticidas como a proteção e a utilização racional dos recursos raros como a água e a terra;

  • remunerações  pela participação deles na proteção destes recursos, no reflorestamento e no seqüestro de carbono em seus territórios, particularmente no âmbito dos mecanismos de desenvolvimento limpo e dos mercados de carbono, que deveriam também ser beneficiadas diretamente comunidades e organizações camponesas.

Participe en el proyecto apoyando a AVSF

Estas publicaciones pueden interesarle

Conozca las últimas publicaciones de AVSF

Fuera de colección

2025, 

Proyectos relacionados con los mismos temas

Conozca los últimos proyectos de AVSF

Agroecología

Perú

Proyecto Cacao Sanchirio: capacitar y apoyar la implementación o el enriquecimiento de sistemas agroforestales de cacao y parcelas de demostración en beneficio de los productores y productoras de la cooperativa Sanchirio.

Igualdad de oportunidades

Colombia

Proyecto Sinchisuyu («Territorio fuerte», en quichua): reforzar las capacidades de tres redes de agroecología, doce consejos territoriales de ordenación territorial y doce consejos municipales de la juventud (CMJ) mediante un proceso de formación en defensa política y gestión territorial.

Comercio Justo

Perú

Proyecto VRAEM 2: fortalecer las organizaciones locales de productores, mujeres y pueblos indígenas de la región VRAEM (Valles de los ríos Apurímac, Ene y Mantaro), para una gestión concertada de su territorio y el desarrollo de cadenas de producción y transformación agrícola. Esta región, históricamente productora de coca, se ve afectada por conflictos armados.